Nossa História

 Breve Histórico do Movimento

A caminhada do CETA tem início em1994. Àquela época , devido ao grande número de conflitos fundiários em nosso estado e em razão das dificuldades encontradas pelos trabalhadores no acesso à terra, foi convocado um Seminário com os trabalhadores rurais de diversas áreas de assentamento e acampamento para discutir sobre a organização destas lutas.Esta foi a semente que, após vários encontros de trabalhadores e mobilizações regionais e estaduais, formou o CETA, que de início tomou a forma de Coordenação Estadual dos Trabalhadores Acampados e Assentados, origem de sua sigla.

Com o crescimento e o amadurecimento do processo de luta e diante dos novos desafios e exigências da conjuntura, os trabalhadores representados por esta coordenação sentiram a necessidade de adequá-la, objetivando romper as atuações isoladas e de abrangência apenas regional; não bastava apenas entregar pauta de reivindicações e visitar os órgãos públicos, a integração entre as regionais transformaram-se no objetivo e a maneira como estava estruturada não respondia as demandas. Assim, no ano de 2002, o que era apenas uma articulação reivindicatória, tornou-se uma organização de fato, um Movimento e ampliou sua forma de atuação.
O aperfeiçoamento da organização democratizou as decisões, aumentou a representatividade e possibilitou a realização de atividades de formação política e produtiva como seminários, encontros, acampamentos e oficinas. Também foi possível a participação no PRONERA ( Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ) levando às famílias Assentadas a possibilidade de formação educacional de contextualizada de acordo com a realidade do campo em cursos de 2° grau e superior.

O Movimento dos Trabalhadores(as) Assentados(as) e Acampados(as) - CETA, luta pela terra e por uma Reforma Agrária justa, capaz de dar condições de sustentabilidade, comercialização, lazer, formação e emancipação aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, tendo como princípios o respeito à democracia, ao meio ambiente e relações eqüitativas de gênero, raciais e de geração. Possui 3.123 famílias acampadas e 10.247 famílias assentadas, perfazendo um total de 13.370 famílias espalhadas nas regiões: Lapa, com sede em Bom Jesus da Lapa; Médio São Francisco, com sub-sedes em Ibotirama e Xique-Xique; no Sertão, com sub-regionais em Senhor do Bonfim e Jacobina; na Chapada tendo Itaberaba como sede; no Sul, com Ibirapitanga e Santa Luzia como sub-regionais; no Recôncavo Baiano com sede em Salvador e no Sudoeste com Sede em Encruzilhada.

6 comentários:

  1. a história do ceta é bonita e eu participo desde 2004

    ResponderExcluir
  2. "Dessa História nós somos os sujeitos, nós somos pela vida pelo que há de direito..."

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de entrar em contato com a Marivania, mas ninguém sabe dizer como encontra-la.

    ResponderExcluir
  4. CETA somos nós, nossa luta é nossa voz!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à tod@s guerreiro@s do Movimento! Tenho muito admiração por vcs.

    ResponderExcluir
  6. O Assentamento Nova Canaã, Pindobaçu-Ba hoje Comemora 14 Anos de Luta e Conquistas. Fizemos a Alvorada da Solidariedade às famílias que perderam seus Amores para a Covid19, e ao mesmo tempo #FORABOSSONARO, #Somosos70% #DitaduraNuncaMais. #FIQUEEMCASA

    ResponderExcluir